terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Script

Ao acordar hoje fiquei, como habitualmente, pensando alguns minutos sobre o que teria que fazer ao longo do dia. E nesse momento um novo pensamento invadiu a lista de afazeres... afinal TENHO mesmo que fazer isso tudo, ou escolhi? Não tem ninguém com uma arma na minha cabeça dizendo: "Você tem que ir trabalhar agora!" ou "Você tem que tomar o seu café da manhã". Claro que nossas escolhas normalmente são baseadas em necessidades, vantagens, saúde, mas e as escolhas não conscientes? Na Analise Transacional um dos conceitos que considero incrível é o de Script, ou seja, as escolhas que fazemos, de forma inconsciente, quando ainda somos muito pequenos. Essas escolhas , baseadas em acontecimentos que muitas vezes nem lembramos em um primeiro momento, norteiam nossas vidas, nossas escolhas, por anos e anos. As vezes percebemos isso, mas não nos damos conta... porque sempre caio na mesma armadilha? Por que meus relacionamentos nunca dão certo? etc, etc. Já não bastasse o nosso script, vem ainda o script social. Quem já não passou pela situação de estar namorando a um certo tempo e ouvir a frase " Quando vocês vão casar, hein?" Ok, vocês casam. E ai a cobrança continua.. "E os filhos?" Ok, novamente acata-se e vem o primeiro filho. Pensa que acabou? Não... "Não vão ter outro? Ele precisa de um irmãozinho..." E ai, vai... Se nos afundarmos no Script Social sem entender nosso Script de Vida, corremos o risco de virarmos robots, que obedecem a ordens, internas e externas, sem nem saber o que estamos tirando disso. Sem sinal de rebeldia, está na hora de assumirmos as rédeas da nossa vida, não acham?

9 comentários:

  1. Muito bom! Agora quero ver qual o meu script. Você vai colocar alguns aqui no blog? Mas e depois, será que conseguimos mudar esse script, apenas tomando consciência dele?
    Vamos esperar as cenas do próximo capítulo!!!rs

    ResponderExcluir
  2. O Script é pessoal, não tem um modelo. Mas ao tomarmos consciência podemos redefinir o script sim, se esta for a nossa vontade. Se não podemos apenas aceita-lo. Entender já faz toda a diferença :)

    ResponderExcluir
  3. Não só pela manhã, mas antes de dormir,
    já estou "executando" meu script e "rodando" os pensamentos do que devo fazer no dia seguinte? Será que devo? Pq fazer? Pq não fazer?
    Só que meus scripts estão com algum bug....

    ResponderExcluir
  4. Algumas rotinas são gravadas e viram uma macro (tipo rotina de computador) que se repete vida afora ... E pior quando passamos a rotina como orientação a um filho e ele não entende ... Aí a gente percebe que também não entendeu ... Filhos ajudam na nossa reciclagem ...

    ResponderExcluir
  5. Cátia, você é para mim, um exemplo de alguém que lutou para criar o SEU próprio script! E, apesar de muitos "tombos" levados no decorrer da vida, acredito que valeu a pena, não é? Hoje, consigo vê-la uma mulher feliz e realizada...

    ResponderExcluir
  6. Hoje eu me deparei com a solicitação da execução de um script de rollback, mas não em um ambiente produtivo comum em TI e sim no ambiente mas complexo chamado relacionamento. Aconteceu depois dessas festas de fim de ano nas empresas, onde as pessoas se soltam, só que as vezes de até d+. Acho que o script foi executado com sucesso e não causará problemas mais sérios no ambiente mais importante de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  7. Não adianta achar que vamos fugir do script que nos foi passado anos e anos, se nossos pais nos obrigavam a chegar cedo ao colégio, a deixar nossos uniformes impecáveis e deixar nossos sapatos brilhando... Nunca vamos deixar de ter essa essência... Nunca vamos chegar atrasados no trabalho, andar desleixados e etc...
    Isso também é verdade para as pessoas que tomamos como exemplo... Mesmo que não sejam os nossos pais, se percebemos que aquele script faz aquela pessoa ser o que você admira... Ai pronto vamos segui-lo. rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Script não tem que ser uma coisa ruim, sem ele perdemos nossa identidade, o que é importante é olharmos para ele e analisarmos o que queremos ou não continuar, e o que nos gera sofrimento devemos procurar uma maneira de redefinir.
    Qualquer rotina é importante para nossas vidas, só deve ser possível fugir dela de vez enquando.

    ResponderExcluir