terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Medo de ser feliz!

Nessas últimas semanas me deparei com várias situações que me fizeram questionar:
Por que algumas pessoas tem tanto medo da felicidade? Mantém por anos situações de desconforto, infelicidade, solidão por puro medo dessa tal felicidade. Medo de amar e pavor, pânico de ser amada.
Muitos podem estar lendo isso e pensando "Essa mulher enlouqueceu. Como assim medo de ser amado?". Entendo que possa parecer incoerente, mas não é. Temos medo de amar e não sermos amados. Se somos amados, continuamos com medo, agora de perder. É mais seguro nem experimentar, quem não experimenta a sensação de ser amado não corre riscos, certo? Por isso a cada dia vemos mais pessoas solitárias. Solitárias, não sozinhas. Pode não parecer, mas são coisas diferentes sim. Nossos momentos sozinhos podem ser momentos deliciosamente gratificantes. Já a solidão vem carregada desse medo.
A solidão mais intensa, surpreendentemente, não é a daquele cara caladão, de poucos amigos. Ela tem aparecido em pessoas com convívio social intenso, com família, casadas, etc. Não é a presença de uma outra pessoa que faz toda a diferença, mas a qualidade dessa relação. Quem nunca viu uma família, um casal, ou até um grupo de amigos sentados em um restaurante, onde nenhum deles parece realmente estar ali.A Análise Transacional exemplifica muito bem esse caso. Baseada nas experiências anteriores e na posição existencial as conclusões tiradas podem levar ao culto da solidão.
- "Se alguém me conhecer mais a fundo não vai me aguentar, não mereço ser amada. Melhor me conformar" - Eu não estou OK, você está OK.
- "Ninguém vai conseguir me amar do jeito que mereço" - Eu estou OK, você não está OK.
- "Desisto. Ninguém valoriza meu amor e não me ama do jeito que sou" - Eu não estou OK, você não está OK.
Nossa única esperança está na busca pela quarta posição existencial (Eu estou OK, você está OK) e arriscar, viver, tentar e principalmente se permitir. Se permitir amar, se permitir ser amada. Não deu? OK, vida que segue. Afinal, adianta chegar no ponto final sem aproveitar a viagem?

13 comentários:

  1. é, eu acho que é medo mesmo …
    Osvaldo Montenegro fala em um pedaço de letra: … é a opção entre ser calmo e ser feliz …
    e o medo é coisa interna, que normalmente não se justifica …
    em esportes, no nível amador, fazemos a coisa parecida: ficamos treinando e adiando a entrada em competição …

    ResponderExcluir
  2. Catia voltou inspirada das férias...hehe. Concordo 100% com esse post. Algumas pessoas têm medo de se arriscar, seja no amor, no trabalho ou em qualquer outra área. O problema é que algumas pessoas levam mais em conta a opinião dos outros do que suas próprias convicções e não vivem, tentam, arriscam por medo do que as outras pessoas vão achar.
    E pras pessoas que vivem, tentam, arriscam e principalmente amam e são felizes: Happy Valentine's Day....hehe

    ResponderExcluir
  3. Ótima reflexão! Realmente não basta estar acompanhado por mil pessoas.Isso em muitos momentos não significa de fato estar.E é muito pelo caminho do permitir...Permitir ser, estar, viver, amar, odiar, escolher... A cada segundo necessitamos permitir coisas em nossa vida.Seja do menor ao maior...Do simples ao complicado...

    ResponderExcluir
  4. Além do medo de amar, ou do despreparo (muitos não são educados com amor ou em uma cultura que o valorize), também vejo muita acomodação...

    Tanto de pessoas que são inteligentes e capazes, e se acomodam profissionalmente (até em ambientes insalubres), quanto em relacionamentos mornos, desinteressantes, problemáticos, conflituosos, etc.

    Fora os que ficam idealizando o amor, até apaixonados por alguém, mas sempre encontram uma desculpa para reprimir seus sentimentos, seja condição social, idade, cultura, medo da rejeição, etc.

    Eu acredito que a felicidade está na busca e não no encontro. E essa busca é repleta de emoções, muitas agradáveis outras não...
    Mas mesmo em meio a um mundo repleto de egoísmo e ingratidão, sempre há espaço para verdadeiras amizades, companheirismo, lealdade, sinceridade, paixões, amores, e tudo que faz a vida valer a pena...

    Muitos são os tropeços, e infelizmente tombos também são inevitáveis. Mas afinal, o que é aprender a caminhar, senão se desequilibrar, cair, levantar e assim por diante, até que as quedas possam ser controladas...

    E como é bom descobrirmos, que uma porta fechada, ou uma mudança de caminho, seja no amor, seja no trabalho, pode trazer outras possibilidades tão melhores...

    Beijos e parabéns pelo Blog... ;)

    ResponderExcluir
  5. O medo pode impedir você de amar, mas amor pode parar o seu medo.
    Não existe mapa para encontrar o caminho do amor.
    Hoje em dia, o povo fica espererando ouvir “Eu te amo” para dizer “Eu também”.
    Quando se está pronto e o desejo de ter um relacionamento amoroso autêntico existe, o encontro com aquele alguém acontece, mais cedo ou mais tarde. Enquanto não se encontra a pessoa certa, cada experiência traz aprendizado que pode ajudar o amadurecimento emocional do indivíduo. Quanto mais preparado se está, maiores as chances de ser feliz no relacionamento. O medo de ser rejeitado, de amar demais e depois viver o abandono, sofrer por ciúmes, perder o que pensou ter construído pode provocar um sofrimento imenso.
    Ninguém tem controle sobre os acontecimentos, e quase todo mundo passa por isso em algum momento da vida.
    Faz parte do jogo.
    Mas se não temos como prever o que acontecerá, todo mundo pode escolher sua atitude diante dos fatos.
    O medo de sofrer, em geral, não tem fundamento e ao fazer isso, você está projetando no futuro algo que aconteceu no passado.
    O fato de ter sofrido antes por amor não significa que continuará se decepcionando.

    "Arriscar-se é perder o pé por algum tempo.
    Não se arriscar é perder a vida..."
    (Soren Kiekegaard)

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  6. Se você se sente só é porque construiu muros em vez de pontes. A pior solidão é aquela que se sente na companhia de outros.
    (Autor Desconhecido)

    Fato!

    ResponderExcluir
  7. E o pior é que o ponto final aparece quando menos se espera, pode vir até se engasgando, vá saber. Se aquela música está certa e é impossível ser feliz sozinho, não entendo como se joga para o alto todas as chances de ser feliz quando elas aparecem. Não é medo, medo é uma coisa que nos impede de morrer ou de nos quebrar todo, é covardia mesmo. Por incrível que pareça, pode-se sim, atravessar toda uma vida fugindo do que mais se deseja, por mais que aquela vida se torne sem sentido e cheia de dor. O que se faz nesse meio tempo é olhar para trás lamentando tudo o que perdeu, e para frente, otimista, acreditando que um dia a vida será como ele gostaria. E esquece-se do presente, único meio para mudar tudo.

    ResponderExcluir
  8. Oi passando pela net não pude deixar de ver esse site!
    gostei muito, porém lendo esse post meus comentários são esses:
    - Como VOU ser feliz, se convivo com a sensação que ninguém gosta de mim, inclusive minha familia e amigos?
    - Tenho um mega relacionamento com meus colegas de trabalho, (trabalho com aproximadamente com mais de 100 pessoas...) mas na hora do almoço que me junto a eles, sempre me sinto isolado e percebo ou acho que ninguem nem sente a minha presença la.
    - Moro sozinho, solteiro, nunca tenho ninguem pra conversar a noite, a não ser que eu entre na internet, mas meu desanimo é tão grande que não sinto mais vontade
    - Com todo esse revés, nos fins de semana, sempre evito sair com alguns conhecidos, achando que ninguém gosta de mim.
    Convivo com isso a pelo menos 4 anos.
    Acho que sofro de transtorno bipolar, mas ultimamente estou discordando disso, pois, não estou tendo mais meus picos de felicidade, somente me bate aquela tristeza.
    Alguns dos poucos amigos que tenho, vem me dando forças, mas como ando tão desanimado, ja me disse que vai parar de andar comigo, pq nunca falo com ele que estou bem, sempre que ele me encontra ele me diz que eu estou pra baixo e nunca falo coisas boas pra ele e isso causa uma certa energia negativa.
    Então...
    Como conviver com isso e superar?
    Pode se dizer que é medo de ser feliz?
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Ola! Sempre existe um meio de superar, de redefinir, de começar de novo. Basta descobrir o caminho, o que nem sempre é fácil. Os sentimentos que você tem hoje provavelmente estão firmados em suas experiências do passado. Essas experiências não vão mudar, mas o modo como você as encara pode ser diferente, e com isso toda a sua visão de mundo pode mudar também. Estamos em constante movimento. Sugiro que você procure a ajuda de um profissional, uma pessoa que possa escutá-lo, sem criticas, ajudando-lhe nesse novo caminho. Obrigada pela visita e apareça sempre :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei ao certo, mas não tenho ninguém pra me dizer "você vai conseguir!", não é questão de força, é que sozinho fica dificil.
      Quanto a experiencias do passado, não passei nescessidades, porém, cresci sem amor e durante esse tempo ainda não consegui achar o meu amor proprio e nem dar um pouco de meu amor e carinho as pessoas ao meu redor, e isso me afetou um pouco na infância, tenho medo de fazer certas atitudes hoje em dia e me tirarem de infantil.
      Acho que a ajuda de um profissional seria ideal, mas nao consigo me ver precisando de ajuda ou de tomar remedios...
      Como proceder!

      Excluir
    2. Ola, o ideal seria que vc realmente procurasse um profissional especializado. É importante que esse atendimento seja personalizado. Abs

      Excluir